Com os produtos certos à mão, os tosadores podem garantir que os animais de estimação tenham a tosa mais relaxante e livre de estresse possível.
É lamentável, mas muitas coisas que os cães não gostam são uma parte necessária do processo de preparação; barulho de unhas, escovação, aparador e secador. Os cães geralmente têm um medo natural de cair e passam a maior parte do tempo no salão em uma mesa ou em uma banheira, em vez de firmemente no chão. Eles têm uma afinidade com a ordem e não gostam de mudanças e, como nós tosadores só vemos os cães de forma intermitente, não somos uma parte familiar de sua rotina.
Todas essas coisas causam estresse para o animal, e suas respostas podem criar estresse para o tosador. Embora a maneira mais fácil de reduzir o estresse dos animais de estimação seja simplesmente evitar fazer o que os deixa chateados, isso geralmente não é possível enquanto eles estão sendo tosados. Mas, pode haver algumas coisas que nós, como groomers, podemos fazer para reduzir esse estresse.
Encontrando soluções
Quanto mais tentamos pensar nas coisas da perspectiva do cão, mais criativos podemos ser para encontrar maneiras de reduzir seu nível de estresse. Cães sob menos estresse cooperam mais, o que leva a tosquias mais rápidas e silenciosas (com menos latidos).
Então, o que está causando a chateação do cão? Pense no que pode ser e mude alguma coisa. O cão que está com medo e se afasta quando você pega uma pata pode ter medo de cair – empurre a mesa contra uma parede ou coloque uma divisória na mesa para ele se apoiar.
Alguns cachorros ficam mais relaxados se colocarmos toalhas enroladas ao redor da mesa, isso faz parecer marcar os limites para ele e ele se sente mais seguro. Ou talvez ele tenha pés sensíveis. Você pode cortar as almofadas dele em vez de prendê-las?
Tente uma abordagem diferente ou mude o local onde ela ocorre. Em alguns casos, os cães podem ficar sobrecarregados em um salão movimentado, e um espaço separado fará maravilhas para seus níveis de estresse.
Cada cão é diferente, porém, e fazer ajustes no seu processo de preparação pode aliviar a ansiedade deles.
Treinamento no salão
Em nosso Banho & Tosa Low Stress aqui da Pouso de Bicho, na unidade de Campinas, pensamos no aspecto que muda o jogo quando se trata de higiene é se um cão é treinado ou não. É importante que o tosador aprenda o máximo que puder sobre treinamento. A maioria dos cães pode realmente ser treinada para aceitar a limpeza com calma. Muito disso é contra-intuitivo para nós – por exemplo, se você está tentando escovar uma pata dianteira e o cachorro está se contorcendo e mordendo, quando ele para por um instante, VOCÊ PARA por um momento enquanto elogia.
Essa é a recompensa deles por parar – você para de fazer o que eles não gostam. Sim, é só por um momento, mas a associação será feita. Eventualmente, eles vão durar mais e mais sem morder / se contorcer. Nosso instinto como tosadores é ligar rapidamente durante os momentos em que estão cooperando, mas não é assim que se obtém melhorias a longo prazo.